top of page

Museu da Imigração e Passeio de Maria Fumaça

MUSEU DA IMIGRAÇÃO

O Museu da Imigração fica na antiga hospedaria dos Imigrantes, inaugurada em 1887, era o principal local de abrigo dos estrangeiros recém-chegados e recebeu mais de 2,5 milhões de pessoas que formaram um intenso entrelaçamento étnico entre 1887 e 1978. O espaço se tornou o Memorial do Imigrante em 1998 e o prédio foi todo restaurado para dar lugar ao novo Museu do Imigrante em 2014, e ficou lindo! Muito bem organizado, com instalações refinadas, muita arte, tecnologia e um jardim encantador.

No mês passado passamos por lá, depois de curtir um pouquinho a Festa Junina que estava acontecendo Nos Trilhos. O museu é aberto para adultos e crianças, e você pode passear pelas instalações a qualquer hora, mas vale checar a programação da agenda.

Nas férias de julho, o Museu tem algumas atividades para pais e filhos:

O MUNDO DE BRINCAR

de 6 à 31 de julho

das 11h às 17h

Espaço de brincar com cantinho de leitura.

FÉRIAS NO MUSEU

todo sábado e domingo de julho

11h e 15h

Sábados e Domingos às 11h o museu faz a atividade Se Joga no Museu

Sábados às 15h acontece a atividade que fala sobre O Caminho das Coisas

Domingos às 15h acontecem oficinas variadas, como de dedoches ou de bonecas

Passamos por todos os espaços, o primeiro foi a exposição de objetos da época da hospedaria, inclusive com a reprodução de um dos quartos, com as beliches clássicas, e do refeitório. Depois passamos pelo espaço onde podemos conhecer mais sobre as rotas de imigração, e chegamos a esse espaço, onde podemos ouvir um pouco sobre a história do Brasil, acompanhando tudo através de imagens que representam a cultura do nosso povo e de ilustrações que explicam como foi todo o processo de colonização, miscigenação e imigração. O Nelsinho adorou. Cada grupo de telas conta uma parte da história. Vale a pena.

Depois assistimos um filme interativo sobre a pré história e os caminhos do homem pelo mundo, desde o Homo Erectus até os dias de hoje. Assistimos duas vezes porque os meninos ficaram encantados.rss

E aí, chegamos na parede de nomes, a verdadeira sensação do museu, para o Nelsinho, pelo menos, que adorou ficar procurando os nomes da família... e ele achou, todos! Foram uns 20 minutos ali, sem pressa, conversando sobre nomes, família, origens.. foi ótimo.

Depois fomos conhecer as outras instalações, com fotos da cidade de São Paulo. Eles curtiram! Acho legal fazer esse tipo de passeio. É importante, eles aprendem a circular em ambientes não comuns ao dia a dia, entendem a importância do silêncio, de observar o diferente, e nesse caso, passam a conhecer um pouco mais sobre o mundo em que vivem.

MARIA FUMAÇA

Você pode passear de Maria Fumaça, no Trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes, aos sábados, domingos e feriados, das 10:30h às 16h. O trem sai da rua do Museu e passa pela rua da Mooca e pela estação Brás, num percurso de 20 minutos aproximadamente.

Os meninos adoraram tudo, o trem, o barulho da Maria Fumaça, os trilhos, a estação de embarque. Sair da rotina, ampliar a visão de mundo das crianças e criar repertório, referências para que a imaginação voe ainda mais alto. Esse é o mais bacana de curtir passeios diferentes com eles.

null

MUSEU DO IMIGRANTE

Entrada R$6 | Meia R$3 e crianças de até 5 anos não pagam.

de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h

Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo

Telefone: 2692-1866

museudaimigracao@museudaimigracao.org.br

www.museudaimigracao.org.br

Espero que curtam o passeio.

Um beijo,

Lu

www.luliluli.com

Vida além da Maternidade

 
 
 

Comments


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page