Finlândia :: Escola é Lugar de Brincar
- Luciana Morgado
- 5 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Quem lê o título desse post pode não saber que a Filândia tem sim um currículo escolar disciplinar, e transdisciplinar também, agora em 2016. Pode não saber também que a educação finlandesa é considerada a melhor do mundo. O título desse post tem só uma mensagem direta: que as escolas da Filândia levam a brincadeira MUITO a sério!
Brincar faz parte do método de ensino finlandês, talvez por isso que as crianças finlandesas são as que passam menos tempo em aulas, são as que aprendem a ler só mais tarde e que não têm provas, mesmo no ensino fundamental. As estatísticas mostram que a fórmula funciona: 94% da população no país é alfabetizada, sabe ler e escrever.
As brincadeiras, principalmente até os 7 anos, estimulam o interesse, a criatividade e o raciocínio das crianças, e assim a escola consegue passar intruções e abordar os conteúdos que são relevantes para cada faixa etária.
"Na Finlândia, antes de aprenderem os conteúdos, os alunos têm experiências práticas que auxiliarão no seu entendimento futuro. Um exemplo: na escola Itäkeskus, estudantes de 10 anos têm aulas de culinária. Mas, ao assistir a uma aula, percebe-se o motivo da intervenção dos professores quando eles explicam a reação do fermento em água quente e em água fria. Além disso, os alunos aprendem a economizar energia e água. É através dos saberes cotidianos, como fazer uma receita, que os pequenos estudantes já apreendem conceitos para, mais tarde, aprenderem o conteúdo. Tudo é muito bem amarrado." Diz a jornalista Beatriz Rey viajou a Helsinque a convite da Embaixada da Finlândia no Brasil e do Ministério das Relações Exteriores da Finlândia
Um exemplo a ser seguido pelas escolas de educação infantil no Brasil.

Comments