Série: "A Hora da Escolinha" | O que realmente importa?
- Luciana Morgado
- 6 de nov. de 2015
- 4 min de leitura
Como você já deve saber, tenho visitado algumas escolas da região desde setembro, com o objetivo inicial de decidir se mudaria ou não meu filho para uma escola maior, e de saber quais seriam minhas alternativas. Se você está chegando agora, veja o primeiro post da série AQUI
Durante esse período de visitas, aprendi muito! Refleti sobre muitas coisas, recebi muitos emails e mensagens de mães pedindo minha ajuda... e cada vez que eu respondia uma mensagem, eu aprendia algo novo. Por isso resolvi vir aqui, fazer esse post, para dividir essas reflexões com vocês.
A primeira coisa que concluí foi que o mais importante, no final das contas, é aquilo que seu filho aprende além da aulas e do conteúdo que a escola oferece. Claro, a qualidade de como o conteúdo é apresentado através da grade curricular da escola é fundamental, mas o que vale mais são as experiências que ele vive, os amigos que ele faz, as lembranças que ele vai levar para o resto da vida. Pensei em tudo isso depois de uma situação que vivi durante as visitas, quando postei uma foto da minha antiga escola, que fez com que mais de 40 alunos daquela época se reencontrassem pelo whatsapp, revivendo momentos, relembrando tudo por fotos e histórias, e é isso que vale a pena! Nesse reencontro, ninguém se lembrava dos detalhes das aulas de física ou química, das questões que responderam nas provas, das fórmulas de matemática ou qualquer coisa do tipo, porque esse aprendizado "técnico" se transforma ao longo da vida, de acordo com o que estudamos na faculdade, com o trabalho do dia a dia e com aquilo de fato praticamos. Nesse reencontro, tudo que foi relembrado tem a ver com o que foi vivido entre uma aula e outra, nos intervalos, na hora do recreio, nas festas de aniversário, nas viagens... É a caminhada e não o destino, entendem?! Por isso digo: independente da escola que você escolheu para o seu filho, você precisa estar ao lado dele, para ajudá-lo a tornar essa caminhada de longos 12, 15 anos algo MUITO especial.
Outra conclusão que tive, e que tem muito a ver com essa primeira reflexão, é que cada família precisa de um tipo de escola. Se você precisa que seu filho fique na escola em tempo integral, as exigências com a escola são bem maiores que as das mães que só precisam do período regular. Se você consegue acompanhar de perto as atividades escolares do seu filho, você terá exigências diferentes daquelas feitas pelas mães que não conseguem estar tão perto no dia a dia. Se você se preocupa com alimentação saudável, fará muito mais questão de saber os detalhes sobre lanches e refeições do que as mães que são mais neutras nesse quesito. E assim, cada família acaba criando suas próprias prioridades, o que é imprecindível na hora de escolher a escola ideal para o seu filho.
Por isso te pergunto: você sabe quais são as SUAS prioridades na hora de escolher a escola do seu filho? Pois sugiro que pegue um papel e caneta para anotar tudo aquilo que é importante para você, é um grande começo!
Outras coisas que queria dividir nesse post, para as mães que estão fazendo as visitas para 2016:
- Escolas grandes tem formulários, então quando agendar uma visita, se prepare para 10 minutos entre a recepção e o preenchimento dos formulários, cheios de detalhes.
- A grande maioria das escolas não se preocupa em falar sobre conteúdo e proposta pedagógica. Normalmente as visitas são feitas por alguma assistente, que mostra as instalações da escola e pode oferecer uma visão geral sobre a rotina das crianças. Se você quiser conversar sobre o conteúdo e o jeito com que seu filho será apresentado a ele, você deve marcar uma reunião com a coordenadora pedagógica, normalmente em outra data. Por isso, observe se a escola que você vai visitar é assim e aproveite para fazer um único agendamento.
- Normalmente você precisa sim fazer um agendamento prévio, e os horários são quase sempre entre 9h-11h ou 14h-16, pois as escolas evitam os horários das refeições e de entrada e saída de alunos. Algumas escolas não pedem agendamento, mas o horário sugerido é o mesmo.
- Durante a visita, peça para conhecer todo o espaço, pois normalmente a pessoa apenas apresenta o espaço que seu filho vai utilizar. Acho importante observar o resto, principalmente nas grandes escolas, assim você fica tranquila, caso seu filho permaneça na mesma escola nos anos seguintes.
Como eu disse, estou atualizando o conteúdo da série, e logo mais coloco o review das novas escolas que visitei. Também estou atualizando a planilha, com um resumo das principais informações. Se você ainda não fez a solicitação da planilha completa, faça agora. Para as mães que já me escreveram, eu esperava terminar as visitas, e consequentemente, a planilha em outubro, mas foram muitas coisas ao mesmo tempo e não consegui. Como prometi, vou mandar uma com as escolas até o momento e depois mando a outra completa.
Mais sobre a série e o review das escolas AQUI
Volto em breve com mais sobre o tema.
Obrigada!
Um beijo,
Lu
www.luliluli.com
Muito além da Maternidade
Comments