top of page

Abuso Sexual Infantil

O caso da menina carioca que foi violentada na última semana colocou o tema em pauta de forma trágica! O abuso sexual no Brasil é algo que faz parte do dia a dia de milhares de mulheres. Em 2015, segundo dados do Disque 100, foram registradas 17.588 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, equivalentes a duas denúncias por hora. Foram 22.851 vítimas, 70% delas meninas. É muita criança, e o pior, é muito adulto doente, fruto de uma cultura machista que domina nossa sociedade há séculos.

Eu também já sofri duas tentativas de abuso, e escapei. Eu tinha 13 anos... contei no meu perfil pessoal hoje cedo:

Por mais constrangedor que seja, eu sei que preciso contar que escapei por pouco em duas situações na adolescência, para que vocês saibam que abuso acontece também com os amigos de escola, do prédio, com gente de classe média, média alta, e não só na favela, na rua...

Eu já fui empurrada a força para o quarto dos meninos do 1º colegial, quando eu estava na 7ª série, em uma viagem com a escola. Eles eram 3, tinham muitas camisinhas e uma única intenção. Eu só tinha o grito e o medo. Depois de muito esforço consegui sair correndo de lá, e no outro dia, contei para o professor. O que ele fez? Nada. A história repercutiu e a única coisa que me restou foram os olhares de julgamento dos meninos e das meninas, porque a culpa não era deles, era minha! Eles eram populares na escola, mais velhos, e eu, era só uma menina da turma da tarde.

Um ano depois eu subia as escadas para minha casa, quando 3 meninos, amigos meus, que eu conhecia desde pequena, me puxaram para o hall do 5º andar e me empurraram contra a parede. O que eu poderia fazer? Gritar e torcer para alguém aparecer... Eles me soltaram e eu nunca mais subi as escadas andando, era sempre correndo. Contei para os amigos da minha rua, e o que eles fizeram? Nada.

Então eu posso afirmar: nem só de bom moço é feita sua lista de amigos. Sempre tem um colega, um conhecido que já aprontou alguma. E sempre tem os meninos bons, que por conta dessa cultura machista que vivemos, se omitem, em nome da boa convivência.Toda mulher tem sua história, e para quem já sentiu esse medo, todo homem é sim um suspeito, até que se prove o contrário.

Mas não escrevo esse post por isso, mas sim porque minha prima veio me contar uma situação e eu não consegui ficar quieta! Porque imaginar esse tipo de coisa com adolescentes já é difícil, imaginar com uma criança pequena, é repugnante! Por isso seguem alguns alertas:

- nunca diga para uma criança coisas como “vem ca, vou te contar um segredo” ou “é segredo, não conta pra ninguém”, isso é a primeira coisa que dizem os abusadores.

- nunca peça carinho em troca de fazer você mais feliz, por exemplo “a mamãe tá triste, me dá um abraço para a mamãe ficar feliz”, porque os abusadores pedem coisas usando esse artifício.

- não acostume seus filhos a sentarem no colo de ninguém, no máximo de lado, na perna, nunca no colo, diretamente.

- não force seu filho a beijar ou abraçar, ninguém! Faça a sugestão, mas não obrigue, pois assim ele pode entender que deve fazer esse tipo de coisa quando lhe for solicitado. Não vale dizer “se não me der um beijo vou ficar triste”, pelo mesmo motivo do item acima.

- na maioria das vezes, o abuso é feito por alguém da família, ou por um amigo muito próximo, observe sempre!

- as crianças demonstram desconforto ao lado de pessoas que já tentaram aproximações inadequadas, dizendo coisas ou tocando em partes intimas, observe.

- ouça sempre seu filho(a), é muito difícil que uma criança crie uma mentira relacionada a isso.

- não crie tabus com relação ao corpo, então tome banho junto, fale do pipi, da pepeca, do bumbum, e sempre deixe bem claro os limites do toque.

- deixe claro para a criança que não existem segredos entre vocês, e que você estará sempre ao lado dela.

- em locais públicos, converse com a criança para que ela nunca saia com pessoas desconhecidas, nem aceite presentes, para que ela sempre procure por você quando alguém diferente se aproximar.

Todo cuidado é pouco, é nós precisamos ficar atentas o tempo todo!!!!

Se souber de algum caso de abuso, DENUNCIE, DIQUE 100


 
 
 

Comments


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page