Panquecas :: a tão esperada receita que fazemos aqui em casa
- Luciana Morgado
- 22 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Todo dia, ou quase todo dia, tem panqueca aqui em casa, quem acompanha o blog já sabe! E sempre tem alguém me pedindo a receita, principalmente depois que postei as panquecas de chocolate rss Então, consegui sentar para escrever esse tão esperado post!!!
Bom, a receita é super simples!
Rendimento: 10-15 panquecas pequenas
Preparo {com explicações}
150 ml leite {eu uso leite A sempre, mas já fiz com leite de aveia e ficaram ótimas também}
1 ovo {eu sempre uso o caipira, que tem mais nutrientes, e orgânico, de preferência}
1 cl sopa de água
1,5 cl sopa de manteiga {colocar a colher de manteiga em um potinho e esquentar por 15-20 segundos no microondas, para deixar ela bem molinha antes de colocar no liquidificador}
1 banana nanica bem madura
Bater todos os ingredientes líquidos acima no liquidificador.
Usar o medidor que foi usado para o leite e colocar farinha de trigo até a marca de 100 ml e acrescentar a farinha de quinoa até a marca de 150 ml {se não for usar farinha de outro cereal, colocar a medida inteira de farinha de trigo}
Misturar com os outros ingredientes secos antes de colocar no liquidificador:
1 cl chá fermento {mas eu nem sempre coloco}
1 cl sopa rasa de açúcar {e aí você pode usar o mascavo, demerara, açúcar de coco}
1 pitada de sal {coloco mesmo nas doces}
1 cl sopa de cereal a sua escolha {eu uso sempre a farinha de um e o farelo de outro como aveia, chia, linhaça, amaranto, quinoa}
Se quiser as de chocolate, é só acrescentar 2 cl sopa de chocolate, não achocolatado. Pode ser aquele para bolo ou o próprio cacau mesmo, fica a seu critério.
Para quem ainda não conhece, eu uso os cereais da VITALIN, pois na maioria das vezes são os que mais valem a pena na relação custo x benefício. Mas também uso MÃE TERRA ou JASMINE.
Na foto, eles na prateleira do HIROTA, para vocês terem uma idéia de valores. Um pacote desse tem 200g e dura mais de um mês aqui em casa - eu guardo naquelas embalagens herméticas da OXO.

Bater todos os ingredientes.
Depois, escolher uma frigideira pequena e anti aderente. Colocar em fogo médio e, assim que ela estiver quente, colocar com cuidado a massa, formando um círculo. Vire a panqueca quando ela fizer furinhos, como na foto.



As minhas ficam assim escurinhas porque normalmente faço com açúcar mascavo ou de coco. Mas como SEMPRE mudo a receita, troco os cereais, o açucar, a farinha... elas sempre tem uma carinha diferente. Essas da foto estão ainda mais marronzinhas porque fiz um teste com a farinha integral - dessa vez usei a Dona Benta, mas já testei outras e a textura muda bastante, mas ainda assim ficam bem gostosas, vale a pena.
Depois é só escolher os acompanhamentos. Normalmente comemos com mel, com bananas ou morangos, com queijo branco, com geléia, nutella em dias especiais ou sem nada mesmo - principalmente quando elas tem banana na receita. Os meninos adoram!




Para mim, as panquecas são um jeito bacana de oferecer alguns nutrientes essenciais para as crianças, afinal ela já tem leite, ovo, banana, aveia, linhaça, quinoa... são versáteis e você pode usar sua imaginação! Fora que são deliciosas!!!!
Espero que gostem!
Um beijo,
Lu
www.luliluli.com
Muito além da Maternidade

Comments