top of page

Paciência, Mamãe, Paciência


Desde a confirmação da gravidez, nós mulheres começamos a perceber as mudanças no comportamento das pessoas ao nosso redor. De repente, passamos a ser de responsabilidade de todos. De repente, nossa vida não é só mais da nossa conta, afinal, carregamos ali o filho, o neto, o sobrinho, um bebê que envolve família e amigos nessa relação coletiva um tanto quanto complexa.

De repente, o que você faz ou deixa de fazer passa a ser avaliado e criticado, de acordo com os critérios pessoais de cada um, e você passa a ouvir frases como “se fosse eu” ou “se fosse meu filho” com mais frequência. É, normalmente a intenção é boa, pois essas pessoas gostam de você e querem te ajudar, mas muitas vezes essa ajuda toda tem efeito contrário, e acaba tornando as coisas um tanto quanto complicadas.

Ser mãe depende de muito auto conhecimento, de nos sentirmos seguras, de confiarmos nos nossos valores, e todos os palpites que surgem, todas as críticas e questionamentos podem nos deixar confusas em determinados momentos. Por isso digo: ser mãe requer paciência. Muita, pois só com paciência conseguimos ouvir e filtrar aquilo que pode ser útil, nos livrando de todo o resto que pode nos fazer muito mal no longo prazo.

No dicionário, paciência significa: virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta, qualidade de quem espera com calma o que tarda e perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora. Então são nove meses para exercitarmos a paciência que precisaremos ter nesse período e depois, quando nosso bebê nascer. Prepare-se para isso. Depois que crescem, precisamos ter paciência com eles também, afinal, os filhos conseguem acabar com nosso estoque de paciência em minutos, quando querem.

Respire fundo, ouça as opiniões alheias sem criar caso para toda situação que seja contrária as coisas que você acredita, respeite o outro e respeite a si mesma, sendo sincera com seus sentimentos. Se alguém lhe disser algo que te incomoda, seja verdadeira, explique que aquilo não te fez bem, que você não acredita que seja daquela maneira, mas que você respeita a opinião da pessoa. Comece por não levar pedras consigo, pois atirar a primeira pedra te faz querer atirar todas as outras. Seja leve, confie em si mesma, você vai ser uma ótima mãe, e as pessoas logo vão perceber isso e parar de dar palpites sem pé nem cabeça.

E só para constar, eu não nasci dotada de muita paciência, aliás, tenho que exercitar isso todos os dias, pois meu limite é muito baixo. Por isso mesmo fiz esse texto, porque sei o quanto eu poderia ter evitado muitas situações constrangedoras, angustiantes e negativas sendo mais paciente. Pratique.

Um beijo,

Lu

POST ESCRITO PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE


 
 
 

Comments


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page