top of page

Férias

  • Luciana Morgado
  • 20 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Para muitos, essa é a última semana do ano letivo, na semana que vem, as crianças entram de férias e os pais começam o malabarismo entre o trabalho e a rotina com os filhos. Para administrar o dia a dia, muitos pais criam uma agenda para os responsáveis por cuidar da criança em determinados períodos, com atividades em datas e horários pré determinados, como “quarta a tarde: ir ao cinema”, “terças e quintas: aula de natação”, “sexta: aula de música”… e é aí que mora o perigo.

Quando eu era criança, nunca parei para pensar que eu saía de férias mas minha mãe não! Sim, porque eu já ficava com a minha avó nos outros meses do ano, enquanto minha mãe trabalhava, então o que mudava nos meses de férias era que ao invés de eu ir pra escola, eu ficava em casa brincando ou saia para viajar, normalmente quando minha mãe saía de férias também, em julho.

Minhas recordações das férias estão muito ligadas ao ócio e ao brincar. Era uma delícia! Me lembro bem de dias em que eu acordava mais tarde e ficava no sofá, de pijama, assistindo os programas infantis, desenhando, brincando de massinha. E também de dias em que brincava na rua, andava de bicicleta, brincava de água no tanque e ia a feira com a minha avó para comer pastel e tomar caldo de cana.Lembranças simples da infância, mas que me fazem muito feliz!

Acho que hoje as crianças tem pouco tempo para o ócio, para o fazer nada mesmo. E isso não significa ficar no sofá assistindo tv, mas sim, ter um tempo despretensioso de qualquer atividade dirigida. É preciso deixar a criança relaxar, é preciso deixar que ela não tenha horários a cumprir, é preciso deixar ela livre. É nesses momentos de liberdade que ela se encontra, se conecta com ela mesma, e aí começa a criar, a fazer descobertas, a aprender, e assim cresce, naturalmente.

Deixe seu filho brincar! E lembre-se de que o brincar não depende só de brinquedos, não precisa ter um porquê, não tem lógica. A brincadeira é mais rica quando surge naturalmente, quando é inventada, quando está ligada ao que a criança está sentindo naquele momento.

Minha dica? Converse com seu filho, pois escutar é muito importante, mesmo quando eles ainda são pequenininhos, e crie um ambiente onde ele possa escolher o que quer fazer das suas férias, onde ele possa criar suas próprias brincadeiras, onde ele consiga ser livre para ser o que ele quiser, afinal, isso é ser criança!

Nos vemos por aqui, na semana que vem! Um beijo, Lu

POST ESCRITO PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE


 
 
 

תגובות


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page