top of page

Adaptação na Escolinha


Esse é meu último post aqui para o blog Mãe que Escreve. Foi muito bom compartilhar algumas coisas por aqui, vou sentir falta. Para esse post de despedida, decidi falar sobre um assunto que está super em alta nos grupinhos de mãe que frequento: a fase de adaptação das crianças que estão começando na escola.

Aqui em casa, vivi alguns momentos muito diferentes entre um filho e outro. Um foi para o berçário com 10 meses, super bem, nunca reclamou, mas depois das férias, no começo do mini maternal, ele sofreu uns 15 dias na volta as aulas. Sem querer ir para escola de jeito nenhum, ele começava a chorar já na hora de vestir o uniforme, e assim ficava até que elas pegavam ele do meu colo e levavam ele para dentro. Lá ele ficava bem, mas a separação era sempre difícil. Já o outro, chorou demais durante a adaptação no berçário, foram uns 20 dias de muito aperto no coração, mas, esse ano foi super bem para a escolinha, acho que reclamou uma ou duas vezes só.

Algumas amigas têm me contado que as crianças não têm se alimentado bem na escola, que entram chorando, que algumas continuam chorando, que não se entrosaram com a turma, e por isso não querem ir, dizem que não gostam da escola. Nessas horas o nosso coração de mãe fica pequenininho, né?! Como a gente sofre!

Eu aprendi muita coisa nesses 4 anos, e uma delas é que a criança tem uma percepção de tempo diferente da nossa, então nessa fase, quando ela está longe da mãe, o tempo demora mais pra passar. A criança também pode demorar para entender a mudança de rotina, e pode não conseguir se envolver muito rapidamente com o grupo, e isso tudo junto acaba fazendo com que ela queira voltar ao dia a dia de antes, sem escola.

Com meu primeiro filho, tudo se resolveu quando ele começou a ir com o pai para a escola. Foi ótimo, ele entrava sem chorar, e logo entendeu que era só um período, que logo a mamãe estaria com ele novamente. Com o Leo, as coisas ficaram melhores depois que ele começou a levar o Woody com ele, como um objeto de transição, que simbolizam um vínculo de casa naquele ambiente. E em ambos os casos, conversamos muito para que eles entendessem as vantagens e os porquês da escola. Deu certo.

Aprendi também que é preciso estar atenta ao que a criança diz, mesmo quando ela ainda não fala. É preciso ficar atenta a qualquer sinal de maus tratos ou de eventuais situações que possam deixar a criança em uma situação desconfortável. Também é bem legal que você se envolva com as mães dos amigos do seu filho, porque em grupo vocês podem compartilhar informações que podem ajudar. De resto, seja flexível e tenha paciência, essa fase dura uns 15-20 dias e passa. Se persistir, melhor começar a pensar em mudanças, um período menor, outros horários ou até mesmo em mudança de escola.

Foi um prazer estar por aqui, espero que tenham gostado.

Muito obrigada!

Um beijo,

Lu

POST ESCRITO PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE


 
 
 

Comentarios


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page