Quarto Montessoriano :: O que é?
- Silvana Benko
- 9 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
A italiana Maria Montessori (1870-1952) foi uma das primeiras mulheres a se formar em medicina na Itália. Foi também pioneira no campo pedagógico e, como professora de antropologia, apresentou ideias surpreendentes ao mundo.
Maria Montessori percebeu, observando muito, que a inteligência estava relacionada aos 5 sentidos. Ela desenvolveu uma metodologia própria, utilizada hoje no mundo todo, onde as crianças devem buscar conhecimento de forma concreta, sentindo, explorando e trabalhando de forma autônoma, para que tenham livre expressão e aprendam com a sua própria experiência. Como tudo isso começa antes mesmo da fase escolar, o ambiente em casa também deve ser adequado para o seu desenvolvimento.
Um quarto montessoriano
É mágico, é lúdico, é encantador...
O principal objetivo do quarto é o desenvolvimento da criança, e deve ser projetado pensando na criança como protagonista. Ele deve ser instigante, interessante, lúdico, acessível, organizado e seguro. Naquele espaço, não é a criança que se adapta ao mundo... e sim o mundo que se adapta a ela!
Hoje vamos conhecer, de forma simples, alguns dos principais elementos de um quarto montessoriano:
Cama Baixa
A cama deve ser baixa, ou o colchão deve estar no chão, para que a criança tenha a liberdade de se movimentar, com autonomia para subir ou descer da cama quando quiser dormir ou quando acordar. A cama baixa também permite uma melhor visualização do ambiente.
Espelho
Uma das atividades mais interessantes para o bebê. Ele não sabe ainda que a imagem que vê no reflexo é dele mesmo, mas reconhece o rosto humano. Seus reflexos e os movimentos vão encantando, até que ele começa a perceber e a entender o que esta acontecendo.
Barra
A barra auxilia no apoiar, no segurar e no ficar de pé.
De início, sugerimos que seja fixada próxima ao espelho, assim o bebê terá mais estímulos para segurar e levantar para ver sua imagem.
Armário Baixo para Roupas
Conforme o bebê cresce, o que mais gostam de fazer é nos observar e tentar copiar determinadas situações. Devemos aproveitar essa oportunidade da curiosidade e imitação para oferecer objetos de situações cotidianas. Com o armário baixo, eles podem escolher o que vestir, tentar se trocar e calçar seu sapatos!
Estante Baixa de Brinquedos
Permite que eles tenham acesso sem oferta, ou seja, eles podem escolher os brinquedos que querem usar em determinados momentos, desenvolvendo assim sua autonomia. Uma dica é guardar os brinquedos em armários e oferecer em forma de rodízio para que a criança explore ao máximo cada objeto.
Móbile
Os móbiles são objetos muito interessantes aos pequenos. Ao nascer coloque mais perto do seu olhar e com o passar do tempo troque e surpreenda-o com outra novidade.
Cantinho de Leitura
Permite que a criança tenha um espaço para guardar e acessar seus livros. É interessante que seja próximo a cama ou próximo a uma mesinha, com cadeira do tamanho da criança.
Decoração
Os objetos como quadros, roupas de cama, adesivos e tapetes são pensados e escolhidos com muito cuidado, assim finalizam o ambiente de maneira criativa, interessante e aconchegante!
Acompanhe o blog para saber mais detalhes sobre quartos montessorianos, decoração lúdica e outras coisinhas bonitinhas que vão fazer a diferença e que as crianças vão adorar.
Um beijo,
Silvana Benko
contato@ateliemontessori.com.br

Comments