Viajando com as Crianças | Carro
- Luciana Morgado
- 22 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Férias de verão tem tudo a ver com praia e piscina, e muita gente viaja de carro com as crianças, e hoje o post é sobre algumas coisas que aprendi nos últimos anos, com algumas dicas que podem ajudar você a se prevenir melhor.
VIAGEM DE CARRO
Primeiro e mais importante: certifique-se de que as cadeirinhas estão posicionadas corretamente e se o cinto de segurança está bem ajustado, a ideia é que ele fique bem rente ao corpo da criança.
Banheiro SEMPRE antes de ir para o carro. Com calma, para entender se a criança está com vontade de xixi ou cocô. Não pergunte se ele quer assim, correndo para pegar o elevador, porque ele vai responder que não só para não te atrasar.
Leve sempre água, frutas fáceis como a banana, bolachinhas salgadas e uma ou duas papinhas, daquelas que não precisam de geladeira. SEMPRE, mesmo nas viagens curtas! Já passei por uma situação de ficar 5 horas parada na estrada, em uma viagem que duraria menos de 1 hora, então é melhor se prevenir. Ah! Leve também colheres, facas, canudos e copos descartáveis, além de guardanapos e papel higiênico – na verdade isso é sempre bom de ter no carro.
Vista as crianças com roupas confortáveis e fresquinhas, mesmo no inverno, porque as cadeirinhas costumam esquentar muito. É melhor usar uma roupinha leve de algodão e usar uma mantinha. No verão, principalmente, assim a criança não vai ficar incomodada com o suor.
Nunca, em hipótese alguma, tire o bebê da cadeirinha para coloca-lo no seu colo dentro do carro, mesmo se o carro estiver parado no trânsito. Ele vai se acostumar com essa ideia e, sempre que quiser, vai chorar para sair da cadeirinha e ficar com você, e nem sempre isso vai ser possível.
Leve fraldas, lencinhos, acessórios e qualquer outra coisa que você possa precisar durante a viagem no banco de trás, e não no porta malas.
Tablets são úteis para distrair as crianças com vídeos e outras brincadeiras, mas permita que a criança fique em silêncio um pouco, observando a paisagem, curtindo a viagem, é ótimo para ajudar ela a perceber melhor o tempo, a aprender a esperar. Tablets só para emergências.
Muitos adultos sentam no banco da frente e começam a conversar como se as crianças não estivessem lá. Converse com as crianças também.
Participe com eles, faça brincadeiras, cantarole músicas. Faço sempre a brincadeira das letras, onde temos que falar palavras que começam com as letras do alfabeto, perde quem não lembrar de nenhuma. Ou a brincadeira da música, onde falamos uma palavra e o outro tem que cantar uma música com ela. Quando for hora de conversar um pouco entre adultos, explique e deixe que a criança entenda que todos tem espaço para fazerem o que gostam naquele contexto, e que agora é hora de fazer outras coisas, isso é ótimo para eles.
“O melhor da viagem é o caminho e não o destino.” Então transforme as viagens de carro em momentos divertidos de bate papo, brincadeiras e contemplação – algumas viagens nos dão paisagens tão lindas de presente, não deixe seu filho de olho na telinha o tempo todo!
Boa viagem!
Um beijo, Lu
POST ESCRITO PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE
Comments