Higiene Bucal na Prática
- Luciana Morgado
- 17 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Toda mãe sabe que escovar os dentes é importante, depois das refeições e antes de dormir, mas na prática, essa é, muitas vezes, uma missão que requer persistência e muita, mas muita paciência.
Quando seu filho ainda é bebê, escovar os dentes é algo mais simples, porque ele vai abrir a boquinha com mais facilidade, e com a dedeira ou uma gaze umedecida você consegue limpar os dentinhos, a gengiva e a língua sem grandes problemas. As coisas começam a mudar pouco antes do primeiro aninho. Primeiro normalmente ele não vai querer parar para escovar os dentes, segundo porque nesse momento chega a escova de dentes, e ele vai se contorcer e travar a boca, de modo que será impossível fazer a escovação .
Aqui em casa vivo esse momento novamente agora, com meu segundo filho. Brinco que são verdadeiras sessões de MMA, pois eu preciso deitar ele no meu colo, segurar braços, pernas, cabeça e ainda fazer ele rir, para que assim ele abra a boca e eu consiga escovar todos os dentinhos. Pronto, agora você sabe que essas coisas não acontecem só com você!
É legal, com o tempo, ir criando novamente o ritual de ir até a pia, de pegar escova, pasta, e de fazer toda escovação com atenção. Com meu mais velho tenho feito isso, e escovado os dentes junto com ele, assim ele observa.
Uma coisa que pode dar um pouco mais de trabalho é o fio dental. Aqui em casa eu simplesmente não consigo usar o comum, tenho que usar aqueles com cabinhos plásticos, sabe? Os dentes de leite normalmente tem a distância ideal para acumular resíduos de comida, e isso é um perigo. Uso quase todo dia, antes de dormir. Outra coisa que é um tanto complexa para algumas crianças é o ato de cuspir. Meu filho simplesmente não consegue ainda, e ele vai fazer quatro anos! Então nesse momento estou nessa fase: intercalando o MMA de um com a didática do bochecho e do cuspir a pasta de outro. Rss
O importante é não desistir. É conversar muito sobre a importância de cuidar dos dentes e da saúde da boca. Eles entendem, e aos poucos vão colaborando.
Boa sorte por aí!
Um beijo,
Lu
POST ESCRITO PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE
Comentarios