top of page

Hora de Começar a Falar

  • Luciana Morgado
  • 15 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Quando é a hora certa do seu bebê começar a falar? Não sabemos, porque não existe hora certa, cada criança se desenvolve de um jeito, no seu tempo. Claro, uma criança, com mais de dois anos, que ainda não fala nada, precisa de atenção especial e acompanhamento de um especialista. Mas até os dois anos, é normal que a criança tenha seu próprio ritmo, o que podemos fazer é ajudar com estímulos no dia a dia.

Primeiro, acredito que devemos sempre conversar com o bebê sobre o que estamos fazendo, o que está acontecendo. Sempre fiz isso, e acho que ajuda demais. “Filho, agora vamos tomar banho, lavar o cabelo…” ou “A mamãe agora vai trocar sua fralda, que está cheia de xixi, assim você fica limpinho…” Frases como essas, além de ajudarem a criança a entender o que está acontecendo e o porque de algumas atividades, ajudam também a ganharem vocabulário sobre as partes do corpo, a rotina, os alimentos.

Também aprendi que precisamos estimular a criança o tempo todo com perguntas, para que o bebê sinta a necessidade de responder, e não apenas consiga tudo através de gestos, como acenando que sim ou que não, ou apontando para determinada coisa que deseja. Então ao invés de perguntar, por exemplo, qual fruta você quer? E mostrar a banana ou a maçã, devemos falar “Você quer banana ou maçã?” E ele vai ter que responder: “maçã”.

Outra coisa que brinco em casa e que funciona muito é de completar as palavras. Eu falo: “Agora vamos colocar a cami…” E o Leo responde: “seta”. Ou “A mamãe vai fazer uma vita…” E ele diz “mina”. Além disso, sempre procuro estimular a conversa, pedindo para que contem aos avós ou tios algumas histórias e situações que viveram durante a semana. “Conta para a vovó quem veio brincar com você ontem!” deixando com que sejam protagonistas nas conversas, e nunca tratando eles na terceira pessoa, quando estão presentes.

Muitas crianças não falam com 2-3 anos simplesmente porque não precisam. Os pais não conversam com questionamentos, as babás menos ainda, e eles tem tudo que precisam, sem precisar usar a fala. É importante que saibam que a fala é uma ferramenta importante para o dia a dia e, principalmente, para que falem sobre sentimentos, sobre o que desejam, sobre suas dúvidas.

Se tudo estiver bem, a fala vai acontecer naturalmente, e você vai se surpreender com as conversas que terá com seu filho.

Até a próxima!

Um beijo,

Lu

POST ESCRITO PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE


 
 
 

تعليقات


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page