Parar de Trabalhar é uma Opção?
- Luciana Morgado
- 12 de jan. de 2016
- 3 min de leitura

Hoje tenho dois filhos e sempre que alguma amiga diz que vai parar de trabalhar para ficar em casa, eu questiono: Tem certeza?
Verdade! Os dois primeiros anos de um bebê são fundamentais e todas nós deveríamos poder estar ao lado deles nessa fase, mas muitas vezes, não é possível por um simples motivo: DINHEIRO. É muito simples: ou você tem como pagar as contas sem trabalhar ou não tem. E é aí que mora o perigo! Primeiro porque depender financeiramente de alguém é muito complicado, segundo porque isso vai prejudicar sua rotina com seu filho, inevitavelmente, e falo por mim.
Eu parei! Decidi ficar com meu primeiro filho até que ele completasse dois anos, mas antes disso eu engravidei novamente, e voltar ao mercado de trabalho se tornou inviável. No começo foi mais fácil, mas depois, quando as reservas foram acabando, eu só ficava pensando em como criar um negócio alternativo que me desse a possibilidade de ganhar algum dinheiro sem ter que abrir mão da minha rotina com as crianças. Além disso, tinha aceitado trabalhar em alguns projetos, e isso acabava tomando boa parte do meu tempo.
Quem me conhece sabe que me cobro demais. Muita gente diz que sou uma mãezona, mas no fim do dia sempre me culpo por não ter passado mais tempo de qualidade com meus filhos. Sim, porque ser mãe não é só diversão e amor. Ser mãe écuidar da rotina, é fazer o café da manhã, é cobrar seu filho de lavar as mãos antes de sentar a mesa, é dar banho, é educar, é levar para a escola, é pedir ajuda na hora de arrumar os brinquedos, é ter paciência na hora da birra, é levar ao médico, é não perder as datas das vacinas, é precisar ter sempre a geladeira cheia de opções saudáveis e nutritivas, é conseguir contar uma historinha para eles na hora de ir pra cama, é dizer muitos nãos, é se culpar e se questionar o tempo todo. Ser mãe envolve tantas atividades que, no final do dia, muitas vezes você faz as contas e percebe que passou muito pouco tempo de qualidade com seus filhos. Pode até ter ficado o dia todo com eles, mas entre o café da manhã e o boa noite, as vezes não sobra tempo para simplesmente estar junto.
Hoje os meninos ficam parte do tempo na escola, porque decidi que seria melhor assim. Claro que eles ficam bem menos tempo do que ficariam se eu precisasse trabalhar na rotina de antes, mas é o intervalo que eu preciso para trabalhar, cuidar de mim e da casa. Eu fiz essa escolha e preferi assim porque de nada adiantava eles aqui em casa, e eu pedindo mais um minutinho enquanto respondia um e-mail ou decidia o que fazer para o jantar. Lá eles brincam com outras crianças, tem seu próprio ambiente, constroem relações, e isso vale muito! A ideia hoje é de fazer tudo o que preciso enquanto eles estão na escola, para que quando estivermos juntos eu consiga estar 100% com eles. As vezes não funciona, mas eu tenho tentado!
O que quero dizer com isso tudo é: ficar em casa e abandonar o trabalho de antes significa, muitas vezes, trabalhar mais ainda. Por isso questiono: vale a pena optar pela vida doméstica, financeiramente instável? Ou é melhor continuar trabalhando e chegar em casa pronta para estar com seus filhos, de verdade?
Pense nisso antes de tomar qualquer decisão, e lembre-se de que você pode sempre mudar de caminho, se for preciso.
Até a próxima! Um beijo, Lu
POST ESCRITO PARA BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE
Comments