Natal é Amor
- Luciana Morgado
- 24 de dez. de 2015
- 2 min de leitura

Você pode não ter religião, você pode não gostar, você pode não acreditar, mas não adianta, a magia do Natal está por todos os lados, não tem como não se encantar! E se nós, adultos, ficamos envolvidos com o clima natalino, imagine só as crianças.
Para mim o Natal sempre foi muito especial, e isso nasceu dentro de mim, já que na minha família ninguém nunca deu muita importância para os rituais todos que são sugeridos nesta data. A árvore, as luzes, a reunião da família e dos amigos, o choro, o riso, as recordações, a ceia, os presentes e, principalmente, o momento de oração, pois sou cristã. Já vivi momentos tão lindos junto a pessoas queridas nesta data! Alguns católicos, outros adventistas, espíritas, judeus… Aprendi que a religião não importa, desde que estejam todos entregues aquele momento, desde que estejam todos conectados, desde que não seja apenas um jeito de “cumprir o protocolo”. É tão bonito quando o Natal se transforma em um momento de gratidão, de união, de perdão e celebração da vida!
Escrevo esse post como uma reflexão: afinal, o que significa o Natal para você? E mais do que isso, o que você quer passar de mensagem para os seus filhos nessa data?
Percebi que, se nos deixarmos levar, o Natal acaba se resumindo em um grande ato coletivo de consumo. É amigo secreto, é pedido para o Papai Noel, é o canal infantil cheio de propagandas de brinquedos, é esperar o dia 24 para ganhar presentes… e as crianças acabam se perdendo entre tantos embrulhos. Meu filho mais velho tem quase 4 anos e nunca escreveu cartinhas para o Papai Noel pedindo coisas, porque por mais bonitinho que seja, acho que isso alimenta a ideia de que no Natal temos o “direito” de ganhar o que quisermos, e não quero que o Natal seja isso para ele. Com quase 4 anos ele também ainda não sabe responder a pergunta: “O que você quer ganhar do Papai Noel?”. Pois é, essa pergunta surge todo ano de algum amigo ou parente, e ele simplesmente responde com um “não sei”. Ele pode até ter em mente alguns brinquedos legais que ele tenha visto, mas ele não tem essa ânsia de querer todos eles! E isso me faz tão feliz!
Calma! Aqui em casa nós montamos a árvore juntos, vamos visitar o Papai Noel, compramos presentes, participamos dos amigos secretos e, nesse ano, vamos a missa de Natal. Vai ser especial, porque a ideia é que na volta o Papai Noel já vai ter comido seus biscoitos edeixado os presentes embaixo da árvore. Sim! Faço tudo isso com eles, mas sem criar aquele frisson pelo consumo, pelo ganhar, ganhar, ganhar, entendem? Pelo contrário, nós conversamos muito durante todo esse período, sobre as coisas que temos a agradecer, sobre a importância de estar junto dos amigos e sobre como essa data é especial.
O que procuro passar para os meus filhos é que o presente é apenas um dos caminhos que encontramos para demonstrar amor por aqueles que estão em nossos corações, porque para mim o Natal é isso, amor, seja ele do jeito que for.Feliz Natal!
Um abraço especial para toda família, Lu
POST PARA O BLOG MÃE QUE ESCREVE, DA BRINQUEDOS BANDEIRANTE
Comments