Separação, Coragem e Felicidade
- Luciana Morgado
- 16 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Na semana passada fiz meu primeiro post sobre separação, sobre a MINHA separação. Muita gente me escreveu, me ligou, me apoiando, me consolando, contando que também está vivendo algo parecido... foi muito legal, mas alguns feedbacks me incomodaram, aqueles que falavam de CORAGEM.
Uma das minhas melhores amigas me disse: "Lu, parabéns! Eu não teria essa coragem." Fiquei pensando sobre isso e cheguei a conclusão de que já passou da hora de desmitificarmos esse assunto! O divórcio, a separação, o fim do casamento tem que deixar de ser uma "vergonha" para todas nós, por isso resolvi falar, só um pouco, sobre algumas coisas...
Fato: PESSOAS INCRÍVEIS SE SEPARAM. Isso mesmo. O fim do casamento não significa que você ou seu ex não sejam pessoas maravilhosas, apenas significa que são duas pessoas - maravilhosas ou não - que não estão mais felizes juntas, que não vêem mais sentido em compartilhar a vida, que não têm mais sonhos em comum, entre outras mil coisas que podem servir de motivo para a separação. Então, sai pra lá deprê! Levanta essa cabeça e segue a vida, um passo de cada vez, porque de que vale viver sem ser feliz?
Se foi ele quem decidiu e você ainda não concorda com a separação, se você não se conforma, se você acredita que ainda tem um futuro junto com seu ex, calma! Você primeiro precisa entender que ele não quer mais, e se concentrar em cuidar de você, da vida com seus filhos, para depois pensar em tomar alguma atitude para tentar "salvar a relação". De qualquer forma, se o cara te diz que não quer mais, aceite - já somos grandinhas né?! Digo por experiência própria que se um homem te diz isso, é porque ele realmente não quer mais, homens não fazem joguinhos nessas horas. E não caia na armadilha adolescente de ficar caçando pistas para tentar se convencer de que ele quer sim, só não sabe disso. ESQUECE, amiga! Viva sua nova realidade, mostre para ele o que você pensa sobre o assunto, mas respeite a decisão dele!
Outro fato: o tempo passa, a vida muda muito, o mundo dá muitas voltas, e a gente se adapta facilmente a novas realidades. Sim! Me separei de fato há 5 meses, continuamos morando juntos e a cada mês eu aprendia uma nova lição. Foi fácil? Claro que não! Mas foi necessário para que eu chegasse até aqui "sã e salva". Hoje sei que, independente do que aconteça, eu não posso perder o amor próprio, e isso já me garante um pouco de paz em alguns momentos mais difíceis.
Então porque tratar com tanto sigilo algo que é tão comum? Por que não falar sobre um assunto tão delicado, que pode ser tão devastador para nós, mulheres e mães? Por que não falar da vida prática pós separação, onde temos que nos adaptar a estarmos sozinhas com as crianças na maior parte do tempo, e ainda ter que pensar em finanças, trabalho, casa? Por que não falar dos mil e um pensamentos que temos, das nossas inseguranças, do medo de se envolver novamente, da dificuldade que temos em seguir em frente sem mágoas? Coragem, mulherada! Coragem porque merecemos passar por esse momento assim, confiantes e dispostas, por nós e pelos nossos filhos.
Encontre sempre um jeito de enxergar as coisas boas, porque por pior que seja sua situação, sempre existe alguma coisa boa. Pode começar pelas crianças! Elas são, com toda certeza, o que você tem de melhor na sua vida, então faça isso por eles: encontre um novo caminho e seja feliz.
Um beijo,
Lu
Comments