Enxoval: 4 Dicas de Ouro
- Luciana Morgado
- 15 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Toda mãe de primeira viagem, alguns dias depois de descobrir que será mãe de fato, se faz a mesma pergunta: "Por onde começo?". Como alguns sabem, sou mãe de um menino, o que facilita muito as coisas... mas, itens básicos do enxoval são comuns entre os sexos.
Resolvi resumir em um post as 4 dicas essenciais para toda a fase de comprinhas para o bebê. Elas ajudam você a comprar itens que valerão a pena, e de quebra, a economiza um pouquinho também!
Primeira dica: relaxe! Não queira comprar tudo agora, nem se preocupe tanto, curta a gravidez! Você pode começar a fazer a compra do enxoval com 4-5 meses, quando provavelmente você já saberá o sexo da criança, o que ajuda muito também! Claro que algumas coisas se tornam irresistíveis... Sabe, aquela sensação de ter que comprar porque nunca mais você vai achar nada tão lindo? Então, você vai achar. Por isso, vá com calma.
Segunda dica: NUNCA se esqueça de pensar nas estações do ano. Oi? Isso mesmo. Se você for comprar, por exemplo, um conjuntinho de shorts e camiseta de tamanho 18 meses, faça as contas para saber se vai ser verão quando seu filho completar 18 meses. Se sim, ótimo, se não, não vale a pena. Muitas mães esquecem deste detalhe. Claro, algumas peças são coringas, valem para todas as estações, mas é preciso ficar atenta!
Terceira: Não compre muitas roupinhas RN, no final do primeiro mês elas já não servem mais. Pense que as roupas RN são para os primeiros dias. Depois, até o 3-4 mês seu bebê vai usar P , depois M até os 10 meses aproximadamente, e só depois ele começa a usar o G. Se você fizer seu enxoval fora, a regra é: o tamanho das peças é o limite de idade do bebê. Exemplo: um body 3M normalmente serve no seu bebê ATÉ os 3 meses, e não apartir dos 3 meses. Essa é uma confusão comum, e as vezes acaba fazendo com que a gente doe roupinhas novinhas, porque esperamos tanto para usa-las que na hora H não serviam mais. Claro que isso pode variar de acordo com o tamanho do bebê, mas no geral, funciona assim.
Quarta e Última: Compre peças chave com cores neutras. Não quero falar aqui dos rosas, azuis, verdes e amarelos... e sim das cores que valem para todos: Branco e cinza, cores coringas! Caem bem com todas as outras cores, dá pra fazer várias combinações entre as peças. Sapatos idem, prefira os marinhos, cinzas ou brancos, que sujam mais fácil mas são verdadeiros aliados, principalmente no primeiro ano, quando o bebê ainda não anda.
Uma última dica extra: até o sexto mês, economize nos sapatinhos, principalmente se for inverno. Prefira os macacões com pé. Seu filho vai ficar mais quentinho e confortável... e além do mais, até os 6 meses eles mal conseguem se sentar, então considere sapatos dispensáveis, a não ser pelo fato de tornarem o "look" mais bonitinho.
Espero que tenham gostado.
Aproveitem o barrigão! E segura a ansiedade das compras do enxoval!
:)
Um beijo,
Lu
Comments