top of page

Seu bebe é mesmo difícil ou é você que tem tentado fazer com que ele "siga os padrões"?

Hoje é mais dificil ser mãe, mãe por instinto, sabe? Eu acredito nessa coisa de que mãe sente o que é certo... Hoje não, hoje mãe lê o que é certo. Baby center, super nanny, sites, revistas e até mesmo blog como esse aqui. E isso não é ruim, desde que feito com equilíbrio, desde que a gente saiba adequar todas as informações a nossa realidade. O problema é que cada bebê é um ser humano diferente, e tentar ajusta-lo ao padrão dos seus "grupos" pode ser uma cilada.

Estou nesse exato momento deitada no quarto com o Leo mamando - ele só dorme de verdade se estiver MUITO cansado ou se estiver comigo, mamando e deitado no escurinho. Sim! No começo eu pensava: "estou perdida", mas depois, por ser meu segundo filho, percebi que ele é assim. Ele precisa mais de mim, de estar perto... Eu deito ao lado dele e ele já sabe que vamos ter aquele nosso momento, só nosso. O sorriso dele me confirma de que sim, é isso que ele quer.

O Leo precisa mais da minha presença que o Nelsinho na mesma idade, o Nelsinho mamava e dormia, em qualquer lugar, era só tirar do peito e deixar ele no carrinho, no berço, na cama... o Leo não, ele fica me segurando com suas mãozinhas, bem forte mesmo, para garantir que eu vou ficar ali com ele. Muitas vezes ele acaba dormindo na minha cama, por isso digo que aqui em casa ainda estamos na fase da cama compartilhada, porque o Leo gosta assim.

O ponto é: se faz meu filho feliz, por que priva-lo dessa felicidade? Por que nao deixar que ele aproveite esses momentos do jeitinho dele? Por que é errado? Quem disse? Eu tento sim acostuma-lo com outra rotina, tento mostrar que existem outras maneiras de ficar perto, de dormir... Mas de forma alguma vou forcá-lo a aceitar nada disso se isso não o fizer feliz.

Tem amiga que vem falar comigo desesperada: "Lu, meu filho so quer ficar no peito!" E eu pergunto: isso é ruim para ele ou para você, porque te impede de fazer as coisas que você tinha planejado? Claro, tudo tem o tempo certo, mas com bebês precisamos ser mais flexíveis. Eles chegaram agora ao mundo e não tem facebook nem fazem parte de grupinhos do baby center muito menos seguem alguns blogs ou perfis de mães no instagram. Eles seguem apenas seus instintos, e não existe nada mais natural e verdadeiro que isso.

Portanto acredito que esse é o primeiro desafio para nós, mães: aceitar que nossos filhos não vão agir sempre como esperamos. Podemos e devemos orienta-los, corrigi-los, mas em alguns casos, eles serão apenas eles mesmos... E nós vamos precisar nos desprender de algumas regras para convivermos em harmonia - se não todo dia vai ser um dia de luta para encaixar sua vida e da sua familia em um molde de vida que alguém um dia disse ser o certo.

Um beijo

Lu

 
 
 

Σχόλια


luliluli | contato@luliluli.com | luliluli.com.br | SP 

  • White YouTube Icon
  • Facebook Clean
  • Instagram Clean

clube da mamãe

Você recebe novidades exclusivas, participa do clube de leitura, ganha cupons de descontos, convites para eventos e muito mais.

Parabéns! Agora você faz parte do nosso clube!

bottom of page