Andador Infantil, os Prejuízos do Uso - por Jenifer Souza
- lucianamorgado
- 26 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Uns meses atrás eu recebi um vídeo no whats app de um bebê tocando pandeiro com seus pais todo alegre. A cena seria perfeita e muito engraçada se não fosse pelo fato do bebê estar usando um andador.
Mas porque andadores são tão perigosos para nossas crianças?
Em 2013 a justiça brasileira proibiu a comercialização de andadores em todo território brasileiro. A decisão judicial alega que nenhuma marca testada está dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro.
O maior erro dos pais que compram andadores para seus filhos é achar que ele vai acelerar ou contribuir para o desenvolvimento da marcha. Muitos por puro desconhecimento dos prejuízos que o aparelho acarreta.
O andador trás muitos prejuízos no desenvolvimento neuropsicomotor de nossas crianças do que benefícios. Vou listas alguns deles para vocês!!!
- Toda criança passa por fases do desenvolvimento motor (sustenta a cabeça, rola, arrasta, senta sozinha sem apoio, algumas engatinham e por fim o andar), o andador faz a criança saltar várias etapas deste desenvolvimento. Como por exemplo: impedem as quedas naturais no início do aprendizado da marcha além da criança não desenvolver o equilíbrio.
- O andador atrasa o inicio da marcha e não acelera como alguns pais acreditam. O bebê muito pequeno quando colocado no dispositivo utiliza as pontas dos pés para se locomover, ocasionando futuramente problemas ósseos e musculares.
- O andador impede que a criança explore o ambiente em sua volta. Se um brinquedo que está no chão desperta o interessa da criança, presa ao andador ela não conseguira alcançar.
- Gera mais quedas que o normal, oferecendo riscos de traumatismo craniano ao bebê. Dependendo do peso da criança, ele pode virar.
- Ensina o bebê a caminhar errado.
- Pode gerar riscos de queimaduras ou afogamentos. Alcançando o fogão e/ ou piscinas.
Se você, mamãe, achar que seu filho está demorando muito para andar, deve-se primeiro procurar o pediatra ou outro especialista para que a criança seja avaliada corretamente e encaminhada para realizar o estímulo correto, se necessário.
Lembrando que cada criança desenvolve-se no seu tempo, mesmo que demore uns meses a mais do que outras. não.
Os andadores que são em forma de carrinho, aqueles que a criança fica em pé atrás empurrando sãos os mais indicados para ajudar no desenvolvimento da marcha, não deixando a criança presa, além de serem super lúdicos. Alguns até trazem vários brinquedos acoplados. O modelo da foto é da Chicco.

Uma curiosidade: O Canadá é o único país do mundo que desde 2007 proibiu a comercialização (venda, revenda, propaganda e importação) de andadores infantis em todo país. Recomendou ainda que as pessoas que tivessem em casa descartassem ou destruíssem o aparelho.
Outra curiosidade: A Sociedade Brasileira de Pediatria vem fazendo campanhas para coibir o uso dos andadores no país, com o objetivo de aumentar a proteção de nossas crianças contra acidentes que podem ser ocasionadas pelo uso do aparelho.
Até a próxima!
Jenifer S. de Souza
Fisioterapeuta
Especialista em Neurologia Infantil pela Unicamp
Mestranda em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Unicamp.
コメント