Doe Leite Parte 2: O Tempo
- Luciana Morgado
- 5 de dez. de 2014
- 2 min de leitura
Pra quem leu meu último post, sobre como a experiência da minha amiga me levou a pensar com mais carinho sobre doar leite. - pra quem não leu, TÁ AQUI - sabe que comecei a tirar leite na segunda, para ajudar a filha de uma amiga que não está conseguindo amamentar, pois teve alguns problemas de saúde. Como ela só tem um mês, é importante que mantenha a amamentação com leite materno, para garantir os nutrientes essenciais e anticorpos necessários para fortalecer seu sistema imunológico.
E aí que, tentando desde sexta passada, em uma semana concluí que é sim muito difícil tirar leite. Mais ainda é conseguir encaixar mais essa atividade no meu dia a dia.
Gente, eu tenho dois filhos pequenos, cuido da casa, tenho que fazer compras, levar os meninos ao médico, dar vacina, pensar nos meus projetos aqui do blog... enfim, o dia passa voando. O Leo, meu bebê de 5 meses, dorme pela manhã e no meio da tarde, que é quando consigo fazer o que tenho programado para o dia. De resto, estou com ele brincando, mamando ou dando banho, essas coisas. Não, ele não me deixa parar para tirar leite, ou seja, essa missão é um desafio e quis fazer esse post para não dar a impressão de que é tudo lindo e fácil, porque não é.
Doar leite implica em prestar mais atenção na sua alimentação, em tomar mais água, em estar relaxada e tranquila, para seu corpo conseguir produzir mais leite. E esse último requisito é o mais difícil pra mim... quase nunca estou relaxada e tranquila. rss
Pra quem nunca fez, funciona mais ou menos assim: eu lavo e esterilizo a bombinha. Depois, sento aqui no escritório mesmo e assisto a alguma entrevista do Jô - sim, eu adoro o programa do Jô, e no site eles tem todas as entrevistas, dá pra escolher por convidado, então escolho alguém que gosto. Agora mesmo estava assistindo duas da Fernanda Torres e rindo muito... o que me deixa relaxada e ajuda na produção do leite.
Minha bombinha é manual, então eu fico aqui, uns 15-20 minutos até conseguir os desejados 100mls. Coloco o leite no saquinho - comprei da NUK. R$58 pacote com 25 saquinhos, marco data, horário e quantidade no saquinho, e pronto, coloco no freezer. Desmonto e lavo a bombinha. Deixo para esterelizar logo antes do próximo uso, depois de lavar de novo com água e detergente neutro.
No total são uns 40 minutos dedicados a tirar leite. Durante o dia não dá... então hoje acordei cedo e já garanti o saquinho da manhã. Dá trabalho? Dá! Mas penso que estou ajudando um bebê a ser mais forte e saudável. Penso que sou fonte de "vida" pra alguém. E aí, o esforço vale a pena. Por isso reforço: DOE LEITE
Depois vou fazer um post sobre os bancos de leite aqui na região do Tatuapé, São Paulo.
Bom dia!
Um beijo,
Lu

Comments