Doe Leite
- lucianamorgado
- 1 de dez. de 2014
- 2 min de leitura

Na semana passada minha amiga me escreveu contando que sua irmã, que foi mãe há alguns dias, tinha ido para o hospital com febre e dor de cabeça, e passou o dia fazendo alguns exames. Sua bebê, que mama no peito, ficou em casa com o pai e a avó, mas como precisava mamar, eles a levaram para o hospital e ficaram entre o carro e a enfermaria, já que não é recomendável deixar um bebê recém nascido circular em ambientes como o de um pronto socorro, a imunidade dos bebês é muito limitada, o que os torna muito sensíveis a qualquer tipo de vírus e bactérias.
No meio da tarde eles chegaram a conclusão de que não dava para ficar ali, além do risco, ela precisava descansar. Voltaram para casa e se lembraram de que uma de suas vizinhas também tinha tido bebê a pouco tempo. Decidiram pedir leite para ela... e descobriram que ela congela leite, para qualquer emergência, ou seja, ela tinha alguns saquinhos de leite para ajudar! Milagre?!
Quem hoje em dia congela leite? Quem hoje em dia doa leite pensando no próximo?! Muito poucas mães. Eu nunca doei nem congelei. Mas essa experiência da minha amiga me fez parar pra pensar, por que não?! A vizinha ajudou a bebê a continuar com o leite materno, que é rico em vitaminas e anticorpos, essenciais principalmente para os recém nascidos.
Só que na quinta minha amiga disse que o leite estava acabando.. e me pediu ajuda. Eu aceitei. Só que não imaginava como seria incluir essa atividade na rotina aqui de casa, ainda mais de final de semana. Pra quem não sabe, tenho dois meninos, um de 2a10m e outro de 5m, e nesse final de semana tive festa da escola, evento do blog, aniversário, evento no parque... aí pensei: "que horas eu vou conseguir tirar leite?"
Comprei os saquinhos da NUK, achei aqui na Alô Bebê do Anália Franco. Peguei minha bombinha, que é da Avent e eu acho super prática, mas depois conto. Esterelizei tudo... e na primeira e segunda tentativa, depois das mamadas do Leo, não deu muito certo. Só hoje, segunda feira, 3 dias depois, tive sucesso na minha missão. Todos dormindo e eu aqui, feliz em ajudar.
Depois vou escrever sobre a bombinha, os saquinhos, o armazenamento, como congelar e como doar... pra quem mora aqui pertinho, no Tatuapé, temos um hospital que é um dos pioneiros no Brasil em banco de leite. Mas todos esses detalhes ficam para o próximo post.
O que eu quero agora é levantar essa bandeira: DOE LEITE. E se não doar, congele! Mesmo que seja só para o seu filho, afinal a gente nunca sabe se vai precisar se ausentar.
Um beijo,
Lu

Comments